O doce de leite como pré ou pós-treino gera muito mais polêmica do que bons resultados.
Sabemos que a oferta de glicose para o trabalho muscular é fundamental, especialmente em condições de maior exigência, como na prática de exercício físico. Sabemos também que após o exercício precisaremos nos alimentar para repormos os estoques de glicogênio.
Em algumas situações, dependendo do tempo pré e pós-treino, optar por carboidratos de mais alto índice glicêmico será vantajoso. No entanto, nutricionistas e influenciadores digitais vêm se aproveitando da bioquímica e fisiologia do exercício para promoverem informações equivocadas, que estimulam o consumo de alimentos hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como é o caso do doce de leite.
Por mais que este doce seja uma delícia, sabemos que consumi-lo com frequência não é saudável por várias razões. Vou listar algumas delas:
1- Primeiramente, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a nossa ingestão de açúcares simples e doces não deva ultrapassar de 5 a 10% do valor energético total da nossa alimentação diária.
2- Ainda que estejamos falando de indivíduos saudáveis, com peso adequado e praticantes regulares de exercício físico, o consumo de doces não deve ser estimulado como uma refeição, pois não oferece nutrientes importantes para o nosso organismo.
3- O consumo regular de doce atrapalha que o indivíduo habitue o seu paladar para alimentos mais amargos e azedos, dificultando a aceitação de algumas frutas e hortaliças.
4- Além de atrapalhar o paladar, o consumo regular de doce estimula que o indivíduo sinta cada vez mais vontade de consumi-lo. Vira um ciclo vicioso.
5- Açúcar em excesso prejudica a nossa microbiota intestinal e, consequentemente, a nossa imunidade.
Viu só quantos prejuízos?
A dica é: procure um bom nutricionista para orientar a sua alimentação e não caia nas ciladas dos posts polêmicos da internet.
Referências:
Greenberg D, St Peter JV. Sugars and Sweet Taste: Addictive or Rewarding? Int J Environ Res Public Health. 2021.
Fang H, Anhê FF, Schertzer JD. Dietary sugar lowers immunity and microbiota that protect against metabolic disease. Cell Metab. 2022.
Comments