Afinal, quais são os benefícios da suplementação de creatina?
A creatina é uma substância que pode ser sintetizada de forma endógena, a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, ou pode ser consumida por meio de alimentos, como carne bovina e peixes.
Suas principais ações incluem a participação no metabolismo energético e na síntese muscular. No entanto, cada vez mais a creatina tem sido recomendada para públicos que vão além dos praticantes de exercício físico.
Indivíduos com miopatias inflamatórias, distrofia e/ou depleção muscular e, especialmente, os idosos podem se beneficiar muito com o uso da creatina.
Recentemente os efeitos da creatina na performance mental têm sido discutidos e bastante valorizados. Ela é capaz de melhorar a função cognitiva e colaborar no tratamento de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer e o Parkinson.
Para aqueles que irão fazer uso da suplementação da creatina a partir de 2023, devemos lembrar que ela é melhor aproveitada quando consumida juntamente com uma fonte de carboidrato. Além disso, ela pode ser ingerida a qualquer hora do dia, desde que sua constância seja mantida.
Anote aí: os benefícios da creatina ocorrem com o uso regular!
E com relação à dose: consulte seu nutricionista!!!
Referências:
Kreider, R.B., Kalman, D.S., Antonio, J. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr, v.14, n. 18, 2017.
Ribeiro, F. et al. Timing of Creatine Supplementation around Exercise: a real concern?. Nutrients, v. 13, n. 8, p. 2844, 2021.
Comments